top of page
  • Foto do escritorTânia Cristina

Avaliação de desempenho profissional

Atualizado: 13 de fev. de 2023

Maximize seu potencial, alcance seus objetivos


O Histórico de Desempenho é uma ferramenta que ajuda a liderança a avaliar sua equipe de acordo com os valores da empresa. Ideal que todos os colaboradores sejam avaliados anualmente usando usando alguma ferramenta. Isso ajuda a garantir que a avaliação seja precisa e que os gestores possam se lembrar dos fatos ocorridos ao longo do ano. Os gestores também devem ser avaliados com base na qualidade das avaliações que realizam.



Avaliação de desempenho é frequentemente subutilizada, tendo o objetivo apenas de preencher formulários e classificar funcionários. Ela é vista como um procedimento burocrático, ao invés de ser usada para solucionar problemas e aumentar a motivação e produtividade dos funcionários. Em vez disso, deve ser encarada como uma colaboração entre gerente e funcionário, com o objetivo de evidenciar a qualidade e comprometimento do gestor e aumentar a aprendizagem e produtividade dos funcionários


Tópicos que devem ser avaliados

1. Colaboração

Colaboração é importante porque ajuda a manter a confiança e o crescimento entre colegas e clientes. Ela significa trabalhar juntos e ser prestativo, além de criar um ambiente sem vaidades ou melindres. Conflitos não são ruins, mas é importante que as pessoas saibam separar o problema do indivíduo e que a amizade ou inimizade não coloquem em risco os interesses da organização. O esperado é que todos colaborem e interajam com diferentes setores para atingir os interesses da empresa.


Exemplos de atitudes e comportamentos que não atendem, que atendem e que excedem no valor Colaboração:


a) Não Atende as expectativas:

Não interagir com a equipe, não ser proativo em buscar feedback, não ajudar os novos membros, não cumprir prazos, não prestar atenção quando outros falam, não se comunicar abertamente com a equipe, impor suas opiniões e ser fechado com as opiniões dos outros.


b) Atende as expectativas:

Comunicar e compartilhar ideias e informações de forma eficiente e trabalhar bem em equipe, cumprir compromissos, manter boa relação com todos os membros do grupo e contribuir para uma atmosfera positiva. Sempre perguntar como ajudar e mostrar vontade de contribuir, mesmo se a tarefa não estiver na sua área de trabalho habitual.

c) Supera as expectativas:

Direcionar a discussão de volta para os assuntos em pauta quando acontece algum conflito dentro da equipe e ajudar a equipe a separar as pessoas dos problemas;

• Focar nos objetivos da equipe e priorizar no próprio trabalho o que for preciso para assegurar que aqueles objetivos sejam atingidos;

• Procurar por feedbacks sobre o trabalho e fazer críticas construtivas para as outras pessoas;

• Manter os objetivos da equipe em mente e respeitar as opiniões das outras pessoas;

• Cumprir com as obrigações para com a equipe, manter um controle nos prazos e trabalhar de forma independente;

• Escutar cuidadosamente os membros da equipe e ter habilidade de escutar e trabalhar facilmente com as outras pessoas;

• Possuir um entusiasmo que ajuda o grupo a trabalhar unido e ser reconhecido por fornecer informações sempre precisas.


2. Excelência

3. Inovação

4. Integridade

5. Responsabilidade

Você deve incrementar os valores com as competências da sua empresa. Como por exemplo Principais habilidades:


• Adaptabilidade e flexibilidade

• Comunicação eficaz

• Foco no atendimento ao cliente (interno e externo)

• Tomada de decisão e julgamento

• Confiabilidade e responsabilidade

• Iniciativa e proatividade

• Conhecimento da área de trabalho

• Foco em resultados e metas

• Trabalho em equipe e colaboração

• Segurança e ambiente de trabalho adequado.


E para as equipes de gestão ainda incluir:

• Controle de Custos / Budget

• Gerenciamento para resultados

• Desenvolvimento de pessoas

• Planejamento


Segue algumas recomendações a serem consideradas ao avaliar


Adaptabilidade / Flexibilidade

Adapta-se a mudanças, é aberto a novas idéias, assume novas responsabilidades, lida com pressões, se ajusta aos planos para atender às necessidades de mudanças;


Comunicação

Fala e escreve bem, cria relatórios precisos e pontuais, faz apresentações, compartilha informações e idéias com colegas, tem boas habilidades de ouvinte.


• Foco no Cliente (interno e externo)

Conquista a confiança do cliente, está comprometido com o aumento da satisfação do cliente, cria expectativas ao alcance do cliente, assume a responsabilidade de resolver os problemas do cliente, assegura o cumprimento dos acordos com o cliente, atende os clientes internos.


• Tomada de Decisão / Julgamento

Reconhece os problemas e toma atitudes, reúne informações sistematicamente, classifica questões complexas, busca informações dos demais, trata a causa principal dos problemas, toma decisões oportunas, sabe tomar decisões difíceis, busca um consenso sempre que possível, comunica as decisões aos demais.


• Confiabilidade

Cumpre compromissos, trabalha de maneira independente, aceita a responsabilidade de prestar contas das funções exercidas, sabe lidar com mudanças, estabelece padrões pessoais, mantém a concentração sob pressão, atende às exigências de comparecimento/pontualidade.


• Iniciativa

Tenta resolver os problemas e toma ações independentes, busca novas responsabilidades, aproveita as oportunidades, cria novas idéias, exercita o crescimento pessoal.


• Conhecimento do Trabalho

Compreende deveres e responsabilidades, tem o conhecimento necessário do trabalho e as habilidades técnicas necessárias, compreende a missão e os valores da empresa, atualiza o conhecimento sobre o trabalho, domina as questões importantes.


• Foco nos Resultados

Estabelece alvos e alcança resultados, define metas desafiadoras, define prioridades para as tarefas, supera obstáculos, aceita a responsabilidade pelas funções exercidas, define padrões e responsabilidades de equipe, promove a liderança/motivação


• Trabalho em Equipe

Cumpre todos os prazos e deveres da equipe, ouve os demais e respeita opiniões, ajuda o líder da equipe a cumprir metas, recebe bem novos integrantes e promove ambiente de equipe.


• Segurança / Ambiente de Trabalho

Promove o respeito mútuo, conserva o local de trabalho limpo e seguro, apóia os programas de segurança.


• Budget / Controle de Custos

Planeja e utiliza recursos de forma eficiente; visa reduzir custos; cria orçamentos precisos e reais; acompanha e realiza ajustes necessários no budget; contribui com o planejamento do budget.


• Gerenciamento para resultados

Define metas desafiadoras e produtivas para a equipe; mantém a equipe responsável por suas ações; lidera , motiva e fornece suporte para a equipe atingir os resultados esperados; acompanha e monitora o progresso dos resultados; define indicadores e métricas para gerenciar os resultados.


• Desenvolvimento de Pessoas

Propicia constantemente momentos de feedback e coaching; reconhece os esforços e riscos assumidos pela equipe; assume o papel de orientação; promove o desenvolvimento da equipe; propicia visibilidade e oportunidades para a equipe.


• Planejamento

Desenvolve planos factíveis; define metas; desenvolve planos em consonância com as metas da empresa; planeja e gerencia recursos; cria planos de contingência


Abaixo você pode fazer o download de uma planilha de gráfico de competências em excel para você adaptar a sua necessidade:


Faça abaixo os downloads gratuitos: a) planilha de avaliação de competências b) planilha para avaliação dos valores principais

Faça abaixo Download do seu material exclusivo



Conclusão:

A avaliação de desempenho dos funcionários é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ela permite que a empresa identifique as habilidades e fraquezas de cada funcionário, o que é essencial para o desenvolvimento de estratégias de treinamento e capacitação. Além disso, a avaliação de desempenho também é importante para a definição de metas e objetivos, bem como para a tomada de decisões sobre promoções e remuneração. Em resumo, a avaliação de desempenho é uma ferramenta valiosa para garantir que a equipe da empresa esteja sempre trabalhando de forma eficiente e eficaz.


Ei, muito obrigado por ter dado uma olhada no nosso artigo! Espero que você tenha encontrado as informações úteis. Se você estiver procurando por um software de excelência para gerenciar seu almoxarifado, não hesite em conhecer o software de gestão de almoxarifados e ferramentaria EasyTool. Pode entrar em contato conosco. Nós temos ferramentas incríveis que podem ajudar a tornar seu trabalho mais fácil e eficiente. E se você gostou do artigo, por favor, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos. Isso nos ajudaria muito a espalhar a palavra sobre nossos produtos e serviços. Muito obrigado de novo e até a próxima!

75 visualizações3 comentários

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Andre Vasconcellos
Andre Vasconcellos
Feb 13, 2023

Conteúdo muito claro e satisfatório.

Agrega valor para os colaboradores, gestores e outras áreas.

Obrigado.

Like

Adrieli Dias
Adrieli Dias
Feb 13, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Obrigada pelo material, fez muita diferença no meu trabalho.

Parabéns pelo desenvolvimento do mesmo.

Like
Daniel Vinícius
Daniel Vinícius
Feb 13, 2023
Replying to

Que bom Adrieli. Vamos gerar mais material sobre esse assunto. Obrigado por se cadastrar no Blog


Sucesso nos projetos

Like
bottom of page